quinta-feira, 31 de julho de 2008

Você sabe o que é Bodas de Rubi ou Esmeralda?


No dia 20 de julho deste ano meus pais completaram 40 anos de casados ou, como alguns conhecem, Bodas de Rubi. Há quem diga que as Bodas são de Esmeralda.


Independentemente das pedras serem lindas, fiquei curioso para saber o significado/propriedades delas. Segundo o Wikipédia, o Rubi, pedra preciosa de cor avermelhada, "tem dureza 9 na escala de Mohs, e entre as gemas naturais somente é ultrapassado pelo diamante em termos de dureza". Já a Esmeralda, "variedade do mineral berilo, é a pedra mais nobre desse grupo".


Após saber um pouco sobre as pedras, pude perceber algumas coisas legais: solidez (dureza) e nobreza, características muito claras observadas por mim e por muitos nesses longos 40 anos de parceria, convivência, alegria, algumas "briguinhas", compreensão e muito amor.


A "intituição casamento" que prefiro chamar de "sacramento do matrimônio" está cada dia mais desgastada. Muitas são as pessoas que dizem não acreditar na "instituição". Pregam "que seja eterno enquanto dure" ou "casar não, juntar é mais fácil... vai que não dá certo?" ou, ainda "a instituição casamento está com seus dias contados". Talvez isso tenha um pouco de relação com a ótica "instituição - organizações ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade e dos indivíduos". Prefiro ver pela ótica "sacramento", abençoado por Deus, cristão, sem mecanismos ou controles, mas sim amor e compreensão.


O sacramento do matrimônio deve ser um valor, transmitido por gerações, sólido como um rubi e nobre como uma esmeralda. Meus pais estão unidos há 40 anos, meu irmão mais velho e sua esposa têm 17 anos, meu irmão do meio, 10 anos e eu farei 1 ano, ou Bodas de Papel, no próximo mês.


Somos uma família feliz, como qualquer outra... e acreditamos no sacramento matrimonial.


Parabéns Pai e Mãe... obrigado pelo exemplo, pelo amor... temos muito orgulho de vocês!


Queremos as Bodas de Jequitibá.

5 comentários:

PAULO FILHO disse...

Muito legal, Thiago, não sabia do blog!

Belo texto, parabéns! Fiquei orgulhoso...

Um beijo para vocês...

Unknown disse...

Oi, coração,
Vamos aos jequitibás... nossos, de todos nós que nos amamos tanto! Nós (o papito e eu) primeiro e depois vocês, um a um, o Jota, a Dudinha, a Ma, os japinhas... peço a Deus, e Ele me tem ouvido, uma vida plena de amor para vocês todos.
EU AMO O PAPITO. Gostou de ler isso, assim, com todas as letras? E quero que vocês todos, cada um com o seu par, se amem tanto quanto nós. Podem brigar menos hehehe...quem sabe quando chegarmos ao jequitibá, um pouco mais maduros...eu menos enqrenqueira, o papito menos cri-cri... mas, agora, falando sério, EU SOU UMA MULHER FELIZ!!!!!!!!!!!!
E SEI FAZER FILHOS COMO NINGUÉM!!!!

Anônimo disse...

Thiago

Quando alguém fala pro Fabio do medo de "e se não der certo?" ele responde: "Se você abre um negócio e pensa isso, nunca vai dar certo mesmo. Se vc pensa assim, então nunca abra uma empresa, nunca preste vestibular, nunca comece uma faculdade, nunca corra riscos, etc."

Não dá pra viver a vida como se só fosse um ensaio... já estamos na peça principal :-)

Parabéns pelo blog!!!!!!

Unknown disse...

Ta lindo amor!!!
Gostei das palavras sobre casamento, o nosso será pra sempre!!!!
"O que Deus uniu, o homem não separa."
Amo vc!

tulioendres disse...

Realmente, 40 anos de casamento eh uma data para ser muito comemorada!
Parabens pelo Blog, estah muito legal!!!!
Um beijao!, do irmao do meio, Tulio Livingstone.