sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Um dia na minha vida - dicas para aspirantes à publicitários

Mais uma semana passou... mais curta com o feriado e já estamos no meio de setembro... Não posso dizer que estou com tempo para escrever, mas estou em um momento que me permite isso... na verdade poderia aproveitar essas horinhas para corrigir as provas de quarta-feira, mas estou pouco inspirado... poderia, também, ler um artigo importante para o mestrado, mas também estou sem cabeça... acabei de ver um comentário da minha mãe e resolvi ... escrever...

Hoje é sexta-feira, dia 10 de setembro e estou, após um longo dia de trabalho no IEL, aplicando prova para minha turma de Redação Publicitária II e resolvi descrever um pouco do que penso com base nesses cinco anos como professor de publicidade e propaganda, mais especificamente, de redação publicitária.

Tenho ao longo dos últimos meses recebido algumas mensagens de agências que precisam de redatores, mas que não encontram esses profissionais. É complicado ter que assumir isso, mas é uma informação que já tenho "cantado". Na verdade penso que “escrever” é algo apreciado por poucos na nossa profissão. A primeira dificuldade encontrada é a folha em branco... ou a tela, para os que preferem. O que colocar no papel que possa ser lido e mais: apreciado por alguém. Aí está o ponto...nesse mundo cheio de informações, fazer com que o receptor leia além do primeiro parágrafo é algo raro. (se você leu até aqui retwitte esse texto... é sinal de que estou indo bem).

Você sabe escrever texto publicitário? Tudo começa do mesmo jeito - introdução, desenvolvimento e conclusão - como todo e qualquer texto. A diferença é que em curtas linhas, uma marca se torna a mais conhecida, uma assinatura vira dito popular e um redator se torna um profissional disputado no mercado. Qual o segredo? 1) entenda sobre o que vai se falar, nos mínimos detalhes; 2) conheça sobre quem vai consumir, saiba quem é o leitor do texto; 3) use as melhores palavras "linkadas" à sacada criativa que só vai acontecer se você, redator, souber muito bem sobre os dois primeiros pontos e realmente gostar de escrever.

Voltando ao meu dia-a-dia... percebo que os alunos não gostam de escrever (segunda dificuldade). Todos os semestres em cinco anos escuto a mesma pergunta... “a prova não é de marcar X ou V ou F?” Não existe "tesão" em se produzir textos, em se colocar idéias no papel, talvez pelo medo do erro ou do julgamento. Porém penso que vai além disso. Acredito que é a preguiça, que é o não estímulo à leitura e à escrita ... a cultura dos 140 caracteres, a cultura do Ctrl C.

Pelo que tenho visto, aqueles poucos aspirantes à publicitários que curtem e investem na redação possuem um "oceano azul" de oportunidades. Pelo menos é isso que falo para meus alunos e espero muito ter a felicidade de encontrá-los no mercado tendo muito sucesso... quem sabe... acredito nisso.

Vou terminar minha reflexão por aqui... tenho alunos que agora já começam a entregar as provas. Espero me surpreender com bons textos...

3 comentários:

Andre Brazoli disse...

Bem cheguei até o final do texto, poderia muito bem dar um seeding e só fazer um comentário para gerar uma visita do meu blog (aliás, meu blog no servidor do blogspot está trancado devido ao conteúdo que foi migrado para o wordpress).

Enfim, vamos escrever.

Eu quando entrei no curso de publicidade pensava que seria redator publicitário, grandes profissionais que admiro são desta área, mas com o advento das redes sociais e a minha imersão plena me fizeram ver o quão posso trabalhar com web writing, escrever para consumidores na internet é algo bem interessante.

Enfim, espero que eu esteja no caminho certo, pelo menos já estou partindo para a segunda agência para trabalhar exatamente com redes sociais e em segundo plano escrever para tais redes.

Até mais.

P.S.: Se eu me lembrar tuito o link amanhã, caso contrário lembre-me.

Poupando, Investindo e Prosperando disse...

Olá Professor,

Ao ler o texto me vi em alguns pontos dele, como a dificuldade para escrever e o medo para tal, mas apesar desses dois pontos sempre tive uma simpatia com essa área.
Afirmo com toda certeza que fui inspirado em suas aulas a gostar mais ainda dessa do assunto, mas, mesmo tendo sido inspirado e de gostar do tema, demorei muito para tentar me aperfeiçoar no assunto e quem sabe me encontrar, rsrs, nessa tentativa, iniciei neste penúltimo semestre no período matutino, um estágio na própria Facitec, incumbido de realizar a redação publicitária da ASCOM e no período vespertino, realizando as mesmas atividades na ASCOM da Receita Federal.
Espero que as experiências me desenvolvam, para atuar de forma profissional nessa área.

Obrigado por ter mostrado o caminho!
Abraços,
Kaleb Ferreira

patyjornalista disse...

Amigo querido!
Vou repetir o primeiro comentário que fiz sobre seu blog: Mto legal! Parabéns!
Mesmo não sendo publicitária e, ao contrário do que está no texto, eu gosto de escrever, achei q vc foi ao ponto nesse post. Nós, pessoas fora do ramo da publicidade, sempre achamos que as pessoas que procuram esse curso são mega criativas para criar boas marcas, logomarcas..... e realmente esquecemos da importância de um mega slogan ou de um texto que "case" com a brilhante arte criada! Vc, como professor da matéria de redação, tem um grande desafio hein... e responsabilidade também de despertar isso nos estudante. Mas pelos comentários dos seus aluno, vejo que vc está no caminho certo! vá em frente!!! bjos
Paty