terça-feira, 28 de setembro de 2010

Meu sogro... um exemplo.

Um dia você acorda e percebe que sua rotina mudou completamente... Isso acontece com todas as pessoas, todos os dias, de maneiras mais fáceis de se lidar ou mais difíceis. Uma forma certamente "eficaz" é quando uma doença nada esperada se instala na sua família. Aconteceu na minha.

Meu sogro, Ryuichi  Komeno... um cara de 58 anos cheio de saúde e energia amanheceu um dia todo amarelo. Exame aqui, exame ali e aquilo que temíamos foi confirmado: câncer no pâncreas. Se você tiver curiosidade coloque no google... você tomará o susto que tomamos... a doença é tida como terrível. Foi uma pancada. O susto foi grande, mas o engraçado é que, por algum motivo, ninguém se deixou abalar... pelo menos não na frente um do outro.

Sabe aquelas coisas que acontecem na vida da gente e nos fazem pensar no jeito que estamos vivendo nossos dias? O câncer se tornou um desses acontecimentos na minha vida, não pela doença, mas pela forma que estamos lidando com ela.

Como em todo e qualquer diagnóstico desses, as providencias normais foram tomadas. Rapidamente meu sogro marcou três consultas que confirmaram o quadro e, assim, a cirurgia foi marcada. Nos mudamos para a casa dos meus sogros... reunimos a família. Em todos os momentos, ele se mostrou muito forte e eu, de alguma forma pensava que aquela força era uma fachada para não nos preocupar.

Como na maioria dos momentos difíceis, e  pela infinita misericórdia de Deus, nos reunimos em família para orar, algo que não tínhamos feito. E aí começa a melhor parte da história.

Resolvemos começar a rezar o terço em família e no primeiro dia a emoção tomou conta de todos. Falamos de medo, de esperança, de família, de relacionamento, de amor, de respeito e de admiração... falamos de Deus... cada um do seu jeito. Relembrei a data do meu casamento quando no altar o padre falou que naquele momento a Flávia se tornava filha dos meus pais e eu filho deles... realmente me sinto assim...

Meu sogro é, hoje, meu segundo pai... quem, do jeito dele, me mostra seu carinho e seu respeito... quem me viu crescer profissionalmente, como marido e como pai. Tenho por ele uma admiração tremenda que foi multiplicada ali, na mesa da sala de jantar, naquela noite em oração.

O tio, como eu o chamo até hoje, carinhosamente, nos disse que em momento algum ele encarou o câncer como uma doença e sim como um desafio, algo que realmente passará em breve. Ele falou de futuro, dos seus planos... vi nos olhos dele a verdade da vitória e não o medo da derrota... Ele realmente a encarou de frente... o que nos fez ter a certeza da cura. A semana seguiu com orações todos os dias e a certeza do sucesso pairou na casa.

Sábado foi a cirurgia. O médico conseguiu retirar todo o tumor. A operação foi um sucesso que, segundo o médico, até seu biotipo físico contribuiu. Estamos no terceiro dia pós-cirurgico. Confiantes, seguimos em oração com a certeza da cura e aguardando a melhora e o retorno pra casa.

Meu sogro  está sabendo lidar com a mudança. A rotina pode até voltar... mas será em uma casa de pessoas diferentes, amadurecidas pelo amor, pela união e pela fé.

6 comentários:

Pcamargo disse...

Meu amigo, parabéns pela narrativa e parabéns pelo exemplo de força, coragem e amor à Deus do seu sogro.
Externo minha solidariedade.

Priscila Camargo

Unknown disse...

Nossa amigo,
Não estava sabendo de nadinhaaaa... nã tenho entrado na net e só agora vi sua postagem no facebook e vim aqui me inteirar dos fatos.
Muito bom saber dessa união familiar....dessa força que vocês estão tendo e principalmente da fé e da confiança em Deus.
Tudo ficará bem.
A noite ligo para voc6es.
Forá sempre.

tulioendres disse...

Estamos sintonizados com os pensamentos positivos de todos vcs com relação à recuperação do Marcelo. Sempre pensamos e pedimos por ele, não tenham dúvidas disso. Esperamos que isso passe logo e que somente fiquem essas experiências positivas de fé, amor e esperança . Tenho certeza de que todos sairão fortalecidos.
Um beijão,
Túlio, Florzinha, Marina

PAULO FILHO disse...

As nossas orações e pensamentos estão também voltados para vocês, pedindo pela recuperação do Marcelo.

Mantenham a força e permaneçam na fé.

Paulinho, Angelita e crianças.

Unknown disse...

de J., Nilma e filhos

Muito bonita sua postura como ser humano, genro, filho, pai, marido. Que o Espírito Santo ilumine os corações e mentes de cada pessoa que esteja na família ou, de algum modo, possa fazer parte da cura do nosso querido Mister K. Estamos também em oração!

Abraços e conte conosco sempre.
Beijos na família e, em especial, na princesinha Sayuri.

Izabela Medeiros disse...

Thico, soube hoje pela Flavia desse acontecido. Estamos, eu e o Pablo, pedindo a Deus que traga a cura para o pai da Flavia.
Desejo a vocês toda força nesse momento, e deixo duas passagens da Bíblia para nortear as orações de vocês.

Salmo 37:5
"Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia Nele, e o mais Ele fará."

Efésios 3:20 e 21
“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a
glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre."

Um beijo pra vocês.

Iza e Pablo