sexta-feira, 24 de junho de 2011

Bloquearam o Facebook e o Twitter... e agora???

Uma empresa que investe em estratégia Web 2.0 e bloqueia mídias sociais para seus colaboradores tem pensamento no mínimo contraditório. Meus amigos... digam isso para as empresas de vocês... elas estão equivocadas!

É engraçado como diversas empresas hoje começam a ver nas ferramentas redes sociais, blogs, microblogs, fotologs e videologs meios estratégicos para trabalharem suas estratégias com públicos de interesse e na contramão bloqueiam essas mídias para seus colaboradores. E ainda se consideram empresas inovadoras pois estão na Web 2.0.

Empresas modernas cobram produtividade e prazos de seus colaboradores e não por horas de trabalho e ponto... Pessoas motivadas rendem mais e fazem milagres em 1 dia...O ponto eletrônico já é visto por alguns poucos RHs como algo do passado. Na minha opinião deve ser encarado como um orientador de tempo x trabalho e não como uma regra: chego 8 e vou embora 18... Ele não é um mal se visto como uma forma de auto-controle profissional... estou ou não rendendo.

A empresa que encara ponto eletrônico como "regra a ser seguida a risca" não pode esperar de seu funcionário trabalho extra horário, o que hoje é a coisa mais normal do mundo. Essa negociação flexível é saudável para a empresa e para o colaborador.

Por isso ferramentas modernas que podem e devem ser usadas como trabalho - pesquisa, opinião, medição - como fonte de inspiração e criatividade não poderiam nunca ser bloqueadas. Se eu sou gestor do meu tempo e da minha produtividade, meu tempo nas mídias sociais serão administradas também por mim. Desculpem mas o colaborador que passa o dia todo em redes sociais a ponto da empresa querer bloquear a ferramenta a culpa é dele e não da internet... o colaborador sim deve ser "bloqueado" ou melhor "banido". Ou estou enganado?

Espero que as empresas que investem em comunicação Web 2.0 não tenham como seus públicos de interesse profissionais que em horário comercial não possam acessar essas redes feitas especialmente para eles... Já pensou quanto $$$ jogado fora?

Thiago Endres. Mestrando em Comunicação. Tema: A Web 2.0 nas estratégias de comunicação das organizações. 

2 comentários:

Heloisa Kehrig disse...

Thiago,
Concordo com você em gênero, número e grau!
Nós que trabalhamos em uma área de desenvolvimento de negócios e temos como um dos públicos de interesse,os estudantes, como é o caso do estágio, precisamos acompanhar as Redes Sociais o tempo todo, até para saber o que os concorrentes estão fazendo e se as nossas campanhas estão tendo bons resultados. Ou devemos cuidar desse assunto no nosso horário de descanso, em nossas casas? Depois que registrarmos o ponto de saída?

Heloisa Kehrig

Lucyanna Rodrigues disse...

Sou da teoria de que devemos exigir produtividade, nada mais. Minha experiência de chefia diz que horário é mera balela...bloquear mídias sociais é possível, mas como bloquear bate papo com os colegas, idas ao banheiro ou paradinhas para lanchar???